sexta-feira

Manifesto Dona Totoca

Escola Estadual Professor Soares Ferreira.
Relíquia de Barbacena

               Cada cidade tem suas relíquias. Tão mais preciosas elas são quanto o tempo de sua existência. Refiro-me ao tradicional educandário “Escola Estadual Professor Soares Ferreira”, prestes a completar 120 anos de existência.
               Os historiadores de nossa Barbacena poderiam escrever e descrever o passado e o presente dessa casa de ensino, por onde passaram as maiores sumidades, não só de Barbacena, como de outras localidades. Personalidades que levaram mundo afora aquilo que de mais importante o ser humano pode conquistar na sua breve caminhada: a instrução.
               Nas comemorações desta gloriosa efeméride, a autora deste manifesto coloca sua alma genuflexa, para invocar as bênçãos de Deus em favor da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, nome de um dos maiores e mais renomados educandários de Barbacena e de toda Minas Gerais.
               A autora destas linhas se ufana por haver passado pelo Educandário na condição de Professora, tendo a grata satisfação de ter convivido com verdadeiros paladinos do ensino barbacenense.
              À sombra de nossa majestosa Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, esse educandário prosseguirá, seguro e consciente, no cumprimento do dever sagrado: formar homens e mulheres para o bem do Brasil, com a responsabilidade e o dever de construir um mundo mais humano, mais pacífico e mais cristão.
              Na singeleza deste manifesto, brotado do mais profundo do seu coração, a autora parabeniza o Escola Estadual Professor Soares Ferreira, nas pessoas de sua Diretora, professores, servidores e alunos.

 
Texto enviado por Maria Leite de Castro Coutinho(Totoca)
Professora de Artes Industriais e Domésticas

Nenhum comentário: