domingo

Barbacena: Origens

Barbacena é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 21º13´33´´ sul e uma longitude 43º46´25´´ oeste.


A "Cidade das Rosas" nasceu na cabeçeira do rio das Mortes. Inicialmente, integrava a área de aldeamento dos índios Puris da grande família dos Tupis, quando os primeiros povoadores se estabeleceram no local chamado Borda do Campo, também denominado Campolide, onde erigiram a capela de Nossa Senhora da Piedade. Era a Fazenda da Borda do Campo, de propriedade, desde o fim do século XVII, dos bandeirantes capitão-mor Garcia Rodrigues Pais e de seu cunhado Coronel Domingos Rodrigues da Fonseca Leme e, por carta de sesmaria, desde 1703. Ficava às margens do caminho novo da estrada real para o Rio de Janeiro, empreendimento iniciado às expensas do capitão-mor Garcia Rodrigues Pais em 1698 e que Domingos Lemes ajudou a concluir. Garcia Rodrigues Pais também recebeu a carta de sesmaria das posses antigas na Borda do Campo em 1727. A propriedade, tempos depois, passou às mãos do inconfidente José Ayres Gomes.

Em 1725, o quarto bispo do Rio de Janeiro, o Frei Dom Antônio de Guadalupe, criou a freguesia de Nossa Senhora da Piedade o primeiro vigário o Pe. Luiz Pereira da Silva.
Em 14 de agosto de 1791, foi criada a Vila de Barbacena e eregido o respectivo pelourinho e Câmara pelo Visconde de Barbacena Dom Luís Antônio Furtado de Medonça, então governador e capitão-general da capitania, que deu à vila o seu próprio nome.

Barbacena, por meio de sua Câmara, foi a primeira vila de Minas Gerais a enviar representação a D. Pedro I, então regente, em favor do "Fico", em 11 de fevereiro de 1822, dirigiu-se a Câmara de Barbacena ao princípe regente numa representação em que se propunha para ser a sede da Monarquia portuguesa e se ofereciam os barbacenenses para descer "em massa" ao Rio de Janeiro pra tomar armas em defesa do Princípe. Estes atos lhe valeram o título de "muito nobre e leal vila", conferido por decreto, de 24 de fevereiro de 1823 e Alvará de 17 de março do mesmo ano.

Barbacena foi elevada a cidade pela Lei Provincial nº 163, de 9 de março de 1840.

Nenhum comentário: